Cristo está na sua vida?...

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores... Mateus 7:15

Somos seguidores de Cristo, não de homens - Gálatas 1:10        

Segunda-feira, 11 de Outubro de 2004

- Privilégios acarretam responsabilidade








Privilégios acarretam responsabilidade



Se pertencemos a uma religião podem nos atribuir  privilégios dentro da congregação.

Mas, quando tal acontece como devemos agir perante tal responsabilidade?

A leitura da bíblia que vos apresento hoje fala-nos de alguém a quem foi dado o privilégio de orientar o povo de Deus de então. Estamos falando de Salomão filho de Davi.



Para entender melhor do que se está falando leia  1 Reis 2:1-10.


1 Ora, aproximando-se o dia da morte de Davi, deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem. 3 Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores, 4 e para que o Senhor confirme a palavra que falou acerca de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.5 Tu sabes também o que me fez Joabe, filho de Zeruia, a saber, o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais ele matou, e em tempo de paz derramou o sangue de guerra, manchando com ele o cinto que tinha nos lombos, e os sapatos que trazia nos pés. 6 Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz. 7 Mas para com os filhos de Barzilai, o gileadita, usa de benevolência, e estejam eles entre os que comem à tua mesa; porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão. 8 E eis que também contigo está Simei, filho de Gêra, benjamita, de Baurim, que me lançou atroz maldição, no dia em que eu ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao Jordão, e eu lhe jurei pelo Senhor, dizendo: Não te matarei à espada. 9 Agora, porém, não o tenhas por inocente; pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer; farás com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.10 Depois Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.



Davi exorta seu filho a que tome seu lugar , e que guie o povo com sabedoria e benevolência. Citando inclusive maus exemplos dentro do povo como é o caso de Joabe, Davi incita Salomão a que exerça justiça. Na mesma medida aconselha a que seja exercida benevolência para com aqueles que mostraram estar com Davi.


Podemos confirmar isso nos versículos 5 e 7:

5 “E tu mesmo também sabes muito bem o que me fez Joabe, filho de Zeruia, naquilo que fez aos dois chefes dos exércitos de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, quando os matou e fez que houvesse sangue de guerra em tempo de paz, e pôs sangue de guerra no seu cinto que tinha em volta dos quadris e nas suas sandálias que tinha nos pés.

7 “E deves usar de benevolência para com os filhos de Barzilai, o gileadita, e eles têm de mostrar estar entre os que comem à tua mesa; pois foi assim que se chegaram a mim quando fugi de diante de Absalão, teu irmão."


Mas o tema de hoje nos lembra também a responsabilidade daqueles que tomam a dianteiras nas congregações de fazer cumprir a lei de Jeová referente aos transgressores ajudando aqueles que necessitam mas se necessário corrigindo aqueles que indiscriminadamente desrespeitam as normas justas de Deus. Conforme podemos verificar no versículo 9:

9 "E agora, não o deixes impune, porque és homem sábio e sabes muito bem o que lhe deves fazer"


Jeová exige de nós outra responsabilidade, responsabilidade que cabe a todos nós pais que é a de instruirmos nossos filhos nos caminhos de Jeová conforme podemos confirmar no versículo 3:

3 "E terás de cumprir a obrigação para com Jeová, teu Deus, andando nos seus caminhos,"


Verifique ainda Deuteronômio 17:19:

"Também, tendes de ensiná-las aos vossos filhos, falando delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te."



Tal como no passado, também hoje estas advertências são úteis para aqueles que quer tendo ou não privilégios assumem e responsabilidade de seguir as normas justas de Jeová, quer dentro duma religião quer a nível individual.

É bom não esquecer que somos nós que responderemos perante Deus pelos nossos actos e não a religião A ou B.








Miguel Roque




Liberdade Cristã editou às 16:34
link do post | comentar | favorito
|

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


pesquisar

 

Artigos Recentes

Alessandro Gregorute desm...

Pela vida...

Lendo Coríntios...

Salmo 1

Feliz Natal

Foi por você...

Respeite a vida, um dom d...

- Se Deus estiver comigo,...

Sobre Liberdade Cristã

- Cuida do mais important...

Arquivos

Abril 2009

Dezembro 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Junho 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Ao serviço de Deus


Caminho de fé
Liberdade Cristã (blog)
Liberdade Cristã (site)
Busca primeiro o Reino

Estou no...






Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

tags

todas as tags