Cristo está na sua vida?...

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores... Mateus 7:15

Somos seguidores de Cristo, não de homens - Gálatas 1:10        

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2004

- Porque é importante manter-se livre da idolatria ?






Porque é importante manter-se livre da idolatria ?




Para entender o que a idolatria significa para Jeová deve ter em mente o que diz Isaías 42:8:


" Eu Sou Jeová, Este é meu Nome; e a minha própria glória não darei a outrem, nem o meu louvor a imagens entalhadas. "


O personagem de que vou falar, lutou fortemente contra a idolatria, trata-se de Josias, filho de Amon, rei de Judá.

Com apenas oito anos de idade, Josias tornou-se rei, não obstante o seu reinado foi um dos mais notáveis no reino de Judá.

Josias teve cuidado em não se associar com aqueles que dizem estar devotados a Jeová, mas que buscam ganhar seriamente o favor de homens.

Aos quinze anos Josias começou a buscar seriamente o Deus Verdadeiro. Observe 2 Crónicas 34:3-5:

 " E no oitavo ano do seu reinado, quando ainda era rapaz, principiou a buscar o Deus de Davi, seu antepassado; e no décimo segundo ano principiou a limpar Judá e Jerusalém dos altos, e dos postes sagrados, e das imagens entalhadas, e das estátuas fundidas, além disso, demoliram diante dele os altares dos Baalins; e ele cortou deles os pedestais-incensários que havia por cima; e destroçou os postes sagrados, e as imagens entalhadas, e as estátuas fundidas, e os reduziu a pó e [0] esparramou sobre a superfície das sepulturas dos que costumavam oferecer sacrifícios a eles. E queimou ossos de sacerdotes sobre os seus altares. Assim limpou Judá e Jerusalém. "


Josias mandou também reconstruir o Templo de Jeová, foi nessa altura que o Sumo sacerdote Hilquias achou o Livro da Lei. Verifique 2 Reis 22:10,11:

 " E Safã, o secretário, foi contar ao rei, dizendo: Hilquias o sacerdote, deu-me um livro, e Safã começou a lê-lo perante o rei. E aconteceu que, assim que o rei ouviu as palavras do livro da lei, rasgou imediatamente as suas vestes. "


Josias consultou Jeová, através da profetiza Hulda, ela lhe disse que haveria calamidade em consequência da desobediência á Lei de Jeová, mas porque ele, rei Josias se havia humilhado a Jeová, não veria a tal calamidade, como pode observar em 2 Crónicas 34:27,28:

 " Visto que o teu coração se amoleceu de modo que te humilhaste por causa de Deus, quando ouviste as suas palavras referentes a este lugar e seus habitantes, e te humilhaste diante de Mim, e rasgaste a tua roupa e choraste diante de Mim, Eu, sim, Eu tenho ouvido, é a pronunciação de Jeová. Eis que te ajunto aos teus antepassados e serás certamente recolhido ao teu cemitério em paz, e teus olhos não olharão para toda a calamidade que estou trazendo sobre este lugar e sobre os seus habitantes. "


Durante os trinta e um anos que durou o seu reinado, Josias sempre se manteve fiel a Jeová. Apesar dos esforços de Josias de remover os apetrechos externos da idolatria, o povo em geral, não se voltara para Jeová de pleno coração, como consequência a futura calamidade era certa, como pode verificar em Jeremias 35:17:

" Portanto, assim disse Jeová, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que trago sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém toda a calamidade que proferi contra eles, pela razão de que lhe falei, mas não escutaram, e continuei a chamá-los, mas não responderam. "


Que dizer, com respeito aos nossos dias ?

Poderá também neste tempo do fim haver entre os cristãos, o perigo de idolatria ?

Sim, existe esse perigo, não devemos esquecer o que diz 1 Pedro 5:8:

" Mantende os vossos sentidos, sede vigilantes. Vosso adversário, o diabo, anda em volta como leão que ruge, procurando [a quem] devorar. "


Tenhamos cuidado para não imitarmos os costumes das nações. Pois se nós cristãos formos iguais ás nações na aparência e nas acções, como é que Jeová nos distinguirá delas no dia do julgamento? Devemos confiar implicitamente em Jeová e acima de tudo, ter devoção piedosa. Tenhamos em mente que Jeová julgará cada um de nós pelo que temos no coração. Se fizermos o que é correcto aos olhos de Jeová, certamente seremos escondidos no dia da sua ira. Não devemos esquecer que pior que pecar é não reconhecer nossos pecados e humilhar-mo-nos perante Jeová.




Miguel Roque




Liberdade Cristã editou às 00:00
link do post | comentar | favorito
|