Cristo está na sua vida?...

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores... Mateus 7:15

Somos seguidores de Cristo, não de homens - Gálatas 1:10        

Quinta-feira, 11 de Novembro de 2004

- É a morte o fim, ou um novo principio?








É
a morte o fim, ou um novo principio?


Perder na morte aqueles que amamos dói sempre, mas como cristãos temos fé e esperança na ressurreição.


Até porque nosso exemplo o senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos.


Na passada segunda-feira 08/11/2004 ás 22h do Brasil minha sogra morria num hospital de S. Paulo vitima de um derrame cerebral.


Foi para mim uma dor forte pois tinha me afeiçoado a ela como se de uma mãe se tratasse, pois perdi a minha à nascença.


Perante essa dor querendo fazer algo em memória dela e não me sentido psicologicamente capaz pedi aos meus amigos ajuda, e ela não tardou, abaixo está um artigo que tanto pode servir de consolo como de esclarecimento.




Miguel Roque










Morreu... e agora?





Certamente esta é uma pergunta que paira sobre a cabeça de muitos, sempre que se "perde" um ente querido...

Afinal, o que aguarda o futuro para essa pessoa?


Embora hajam muitos pensamentos e ideias a respeito do estado presente daqueles que partiram deste mundo, acredito que, para não nos equivocarmos, é mister que nos atenhamos ao que as Escrituras Sagradas nos ensinam a respeito, quer de forma clara, quer de forma "indutiva"!


Assim, é necessário que entendamos, primeiramente como o homem foi criado, então entenderemos o que é a morte, conforme as Escrituras nos mostram...


"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."(GN 2:7)


Baseado neste e em outros textos, há que diga ou creia que o homem é o resultado da soma de um corpo material, com o sopro de DEUS (espírito de vida), sendo, assim, uma "alma vivente". Entretanto, analisando a criação do homem dentro de todo o contexto bíblico, descobrimos o seguinte...

O homem é um ser "tri-partido", a saber, composto de três elementos distintos entre si: a) espírito, b) alma e c) corpo.


"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo."(1TS 5:23)

Claro está que quando DEUS disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...(GN. 1:26), estava nos dando a entender algo muito profundo. Sabemos que DEUS é "espírito" (JO. 4:24) Logo, o homem não pode ser apenas matéria, mas também espírito. Segundo Eclesiastes 12:7, por ocasião da "morte", como todos a conhecem, o pó volta à terra, como o era, concordando com o que DEUS disse ao homem:

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."(GN 3:19


E o fôlego (espírito de vida) volta à DEUS que o deu...
"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (EC 12:7)


Há de se entender, entretanto, que o espírito, citado em EC. 12:7, é meramente o "espírito de vida", ou seja, o fôlego que vivica o corpo. Contudo, nos voltando para o texto de 1 TS. 5:23, ainda resta um elemento... a alma! Se por ocasião da morte, o corpo se torna em pó, e o fôlego retorna para DEUS, então, que destino tem a alma?

É aqui que precisamos entender o que é a morte...


"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (GN 2:17)


Há de se ter consciência de que "DEUS não mente"! DEUS falou ao homem que "no dia" em que comesse da árvore cujo fruto lhe era proibido, morreria! Se pensarmos na "morte" unicamente como o "render o fôlego ou 'expirar'", ficaríamos chocados, pois então DEUS teria mentido, uma vez que, após comer do fruto, o homem continuou "vivendo"... não "caiu" morto! Pelo contrário, viveu ainda muitos e muitos anos... Novecentos e trinta anos, para ser preciso!


Claro está, então, que a morte, aqui citada por DEUS, não era a morte física. Consequentemente, descobrimos que o homem, embora formado do pó da terra (seu corpo), não é apenas "matéria". Há algo mais!
Que tipo de "morte", então, teria ocorrido quando o homem "comeu" do fruto proibido?

Analisando o texto de Gênesis, vemos que antes de comer do fruto, o homem conversava com DEUS a cada final do dia (GN. 3:8). Contudo, após ter desobedecido a DEUS, o homem agora "se esconde" da presença de DEUS! Então o que houve?  Podemos dizer que o homem perdeu a comunhão com DEUS. Entendemos, então, que aqueles que não têm comunhão com DEUS, estão "mortos" em seus pecados, conforme confirma-nos a Palavra de DEUS em Efésios 2:1...


"E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados," (EF 2:1)
Logo, afastar-se de DEUS é "um tipo de morte"...

Por ocasião da morte, há algo que continua... doutra sorte, como poderíamos explicar o que DEUS fala neste texto:
"Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus." (SL 9:17)
Claro está que o inferno aqui, não é meramente a sepultura, como pregam algumas religiões, porque do contrário, não apenas os ímpios, mas todos, ímpios e justos, são sepultados...
"Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo." (SL 86:13)

Neste texto, vemos que não é o corpo, nem o espírito (fôlego) mas sim a alma que sofre no inferno...

"Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno."(PV 23:14)
"E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo."(IS 14:15)

Já neste texto, o inferno é o destino (condenação) do diabo... sendo o diabo (satanás) um querubim, um espírito sem corpo físico, não podemos admitir que este texto faça referência à sepultura...


"E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno." (MT 18:9)

"E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga," (MC 9:43)
"E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga," (MC 9:45)
"E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno," (MC 9:47)



Logo, o inferno é o destino daqueles que durante sua existência física, se afastaram de DEUS e de Sua Palavra!
Mas quanto aos justos, aqueles que procuraram sempre agradar à DEUS, estes têm uma ditosa esperança:

"Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (FP 1:21)
"Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher." (FP 1:22)

"Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." (FP 1:23)
"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram." (AP 6:9)



Na sua visão, João não viu corpos, não viu espíritos... João viu as almas dos que foram mortos por causa da Palavra de DEUS...

Então, percebemos que aos que dormem em CRISTO, estão temporariamente na presença de DEUS, aguardando a ressurreição dos seus corpos, como também a Palavra nos ensina:
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele." (1TS 4:14)


Aqui, fazendo uma referência à ressurreição, e à volta do SENHOR JESUS, Paulo diz que, aos que em JESUS dormem (morreram salvos), por ocasião da volta de JESUS, suas almas voltarão com ELE (JESUS) para habitar seus corpos então ressurrectos incorruptíveis.




 Carlos Alberto Bachtold

 


 



Liberdade Cristã editou às 19:27
link do post | comentar | favorito
|

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


pesquisar

 

Artigos Recentes

Alessandro Gregorute desm...

Pela vida...

Lendo Coríntios...

Salmo 1

Feliz Natal

Foi por você...

Respeite a vida, um dom d...

- Se Deus estiver comigo,...

Sobre Liberdade Cristã

- Cuida do mais important...

Arquivos

Abril 2009

Dezembro 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Junho 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Ao serviço de Deus


Caminho de fé
Liberdade Cristã (blog)
Liberdade Cristã (site)
Busca primeiro o Reino

Estou no...






Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

tags

todas as tags