Cristo está na sua vida?...

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores... Mateus 7:15

Somos seguidores de Cristo, não de homens - Gálatas 1:10        

Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2004

- Eis o caminho para a vida



"Eis o caminho para a vida "



Será que um cego pode guiar um cego ?

Não cairão ambos numa cova ?

Porque, vemos muitas vezes os erros de nossos irmãos e irmãs, no entanto ignoramos os nossos ?

Alguma vez se perguntou, qual o caminho para a verdadeira vida?





Para responder a estas e outras perguntas leia Lucas 6:37- 49.



37 “Além disso, parai de julgar, e de modo algum sereis julgados; e parai de condenar, e de modo algum sereis condenados. Persisti em livrar, e sereis livrados. 38 Praticai o dar, e dar-vos-ão. Derramarão em vosso regaço uma medida excelente, recalcada, sacudida e transbordante. Pois, com a medida com que medis, medirão a vós em troca.” 39 Contou-lhes, então, também, uma ilustração: “Será que um cego pode guiar um cego? Não cairão ambos numa cova?40 O aluno não está acima do seu instrutor, mas, todo aquele que for perfeitamente instruído será semelhante ao seu instrutor. 41 Então, por que olhas para o argueiro no olho de teu irmão, mas não observas a trave no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, permite-me tirar o argueiro no teu olho’, enquanto tu mesmo não estás olhando para a trave naquele olho teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu próprio olho, e então verás claramente como tirar o argueiro no olho de teu irmão. 43 “Pois não há árvore excelente que produza fruto podre; novamente, não há árvore podre que produza fruto excelente. 44 Pois cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Por exemplo, não se colhem figos de espinhos, nem se cortam uvas dum espinheiro. 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração, traz para fora o bom, mas o homem iníquo, do seu [tesouro] iníquo, traz para fora o que é iníquo; pois é da abundância do coração que a sua boca fala. 46 “Por que, então, me chamais de ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo? 47 Todo aquele que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante: 48 Ele é semelhante a um homem construindo uma casa, que cavou e desceu fundo, e lançou o alicerce sobre a rocha. Conseqüentemente, quando veio uma enchente, o rio lançou-se contra aquela casa, mas não foi bastante forte para abalá-la, por ter sido bem construída. 49 Por outro lado, aquele que ouve e não faz, é semelhante a um homem que construiu uma casa em solo sem alicerce. O rio lançou-se contra ela e ela se desmoronou imediatamente, e a ruína daquela casa tornou-se grande.”



Decerto reparou que o caminho para a vida, é o de acatar os ensinos de Jesus.

Mas isto não é fácil.Por exemplo, os fariseus tendiam a julgar os outros com severidade. Jesus nos dá a seguinte admoestação:

" Parai de julgar para que não sejais julgados; pois, com o julgamento com que julgais, vós sereis julgados. "

Era perigoso seguir a liderança dos excessivamente críticos fariseus.

Jesus ilustra este perigo dizendo:

" Será que um cego pode guiar um cego ? Não cairão ambos numa cova ? "

Ser critico demais dos outros exagerando suas falhas e julgando-os severamente , é um grave delito. Isso levou Jesus a fazer a pergunta:

" Como podes dizer a teu irmão: ' Permite-me tirar o argueiro do teu olho ', quando eis que há uma trave no teu próprio olho, e depois verás claramente como tirar o argueiro do olho do teu irmão."

Isto não significa que os discípulos de Jesus não devem usar de discernimento com respeito a outras pessoas. Mas, se alguns não mostram apreço por essas preciosas verdades, os discípulos de Jesus devem deixá-los e procurar ouvidos mais receptivos. O perigo de ser desencaminhado é grande; por isso Jesus adverte:

" Vigiai-vos dos falsos profetas que se chegam a vós com pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes. "

Assim como se pode reconhecer árvores boas e árvores más pelos frutos que produzem, comenta Jesus , da mesma forma se pode reconhecer os falsos profetas por sua conduta e ensinos.

Prosseguindo, Jesus explica que a pessoa se torna seu discípulo não meramente pelo que diz mas pelo que faz.

Resta-nos acrescentar que o caminho que leva á verdadeira vida quer no passado quer nos nossos dias, nos incentiva não só a acatar os ensinos de Jesus, mas também a viver segundo os seus ensinos.

Que retiremos daqui uma importante lição para que possamos ter como alvo a vida eterna.




Miguel Roque



Liberdade Cristã editou às 00:00
link do post | comentar | favorito
|

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


pesquisar

 

Artigos Recentes

Alessandro Gregorute desm...

Pela vida...

Lendo Coríntios...

Salmo 1

Feliz Natal

Foi por você...

Respeite a vida, um dom d...

- Se Deus estiver comigo,...

Sobre Liberdade Cristã

- Cuida do mais important...

Arquivos

Abril 2009

Dezembro 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Junho 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Ao serviço de Deus


Caminho de fé
Liberdade Cristã (blog)
Liberdade Cristã (site)
Busca primeiro o Reino

Estou no...






Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

tags

todas as tags