Cristo está na sua vida?...

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores... Mateus 7:15

Somos seguidores de Cristo, não de homens - Gálatas 1:10        

Domingo, 16 de Janeiro de 2005

- Genealogias, porque são importantes







Genealogias, porque são importantes


 




Provavelmente todos concordamos que um livro informativo e interessante é de grande valor. A Bíblia é um livro assim. Nela encontramos cativantes histórias reais que destacam elevados valores morais.
Encontramos também ilustrações vividas de verdades importantes.
Hoje trago á sua consideração 1ª de Crónicas aí encontrá algumas das mais belas expressões de louvor a Jeová de toda a Escritura Sagrada.
Sua leitura proporciona-nos maravilhosos vislumbres do Reino de justiça de Jeová.
Hoje vamos falar sobre os registos genealógicos e porque são importantes.






 





Para melhor entender faça a leitura de 1ª Crónicas 9:1-21


 



1
Quanto a todos os israelitas, foram registrados genealogicamente; e eis que estão inscritos no Livro dos Reis de Israel. E o próprio Judá foi levado ao exílio a Babilônia por sua infidelidade. 2 E os primeiros habitantes que estavam na sua propriedade, nas suas cidades, foram os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os netineus. 3 E em Jerusalém moravam alguns dos filhos de Judá, e alguns dos filhos de Benjamim, e alguns dos filhos de Efraim e de Manassés: 4 Utai, filho de Amiúde, filho de Onri, filho de Inri, filho de Bani, dos filhos de Peres, filho de Judá. 5 E dos silonitas: Asaías, o primogênito, e seus filhos. 6 E os filhos de Zerá: Jeuel, e seiscentos e noventa irmãos deles. 7 E dos filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Hodavias, filho de Hassenua, 8 e Ibnéia, filho de Jeroão, e Elá, filho de Uzi, filho de Micri, e Mesulão, filho de Sefatias, filho de Reuel, filho de Ibnias. 9 E seus irmãos, segundo os seus descendentes, foram novecentos e cinqüenta e seis. Todos estes homens foram cabeças dos pais segundo a casa dos seus antepassados. 10 E dos sacerdotes havia Jedaías, e Jeoiaribe, e Jaquim, 11 e Azarias, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube, líder da casa do [verdadeiro] Deus, 12 e Adaías, filho de Jeroão, filho de Pasur, filho de Malquijá, e Maasai, filho de Adiel, filho de Jazera, filho de Mesulão, filho de Mesilemite, filho de Imer, 13 e seus irmãos, cabeças da casa dos seus antepassados, mil setecentos e sessenta, homens poderosos, capacitados para a obra do serviço da casa do [verdadeiro] Deus. 14 E dos levitas havia Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, dos filhos de Merari;15 e Baquebacar, Heres e Galal, e Matanias, filho de Mica, filho de Zicri, filho de Asafe, 16 e Obadias, filho de Semaías, filho de Galal, filho de Jedutum, e Berequias, filho de Asa, filho de Elcana, que morava nos povoados dos netofatitas. 17 E os porteiros foram Salum, e Acube, e Talmom, e Aimã, e seu irmão Salum, o cabeça, 18 e até então ele esteve no portão do rei, ao leste. Estes foram os porteiros dos acampamentos dos filhos de Levi. 19 E Salum, filho de Core, filho de Ebiasafe, filho de Corá, e seus irmãos da casa de seu pai, os coraítas, estavam sobre a obra do serviço, os guardas das portas da tenda, e seus pais, sobre o acampamento de Jeová, os guardas da entrada. 20 E foi Finéias, filho de Eleazar, que viera a ser líder deles no passado. Jeová estava com ele. 21 Zacarias, filho de Meselemias, foi o porteiro da entrada da tenda de reunião.


As listas genealógicas exactas eram de grande importância, pois serviam para garantir que apenas pessoas autorizadas servissem no sacerdócio e também para confirmar as heranças tribais, das quais o sacerdócio recebia sustento. Além disso o cumprimento das profecias de Jeová sobre o Reino tornava indispensável um registo claro e fidedigno da linhagem de Judá e de Davi.

Os Israelitas tiraram muito proveito dos registos de Crónicas, certamente apreciaram as amorosas misericórdias de Jeová para com eles, em virtude da lealdade Dele ao pacto do Reino feito com o rei Davi, e por causa do seu próprio nome.
Encorajados, puderam empreender a adoração pura de Jeová com renovado zelo.
As genealogias fortaleceram sua confiança no sacerdócio que oficiava no templo reconstruído.
Gostaria de frisar que diferente das nações Jeová não penaliza os filhos pelos erros dos pais.
Observe o que diz Números 26:10
“ Quanto a Corá, [faleceu] na morte da Assembleia, quando o fogo consumiu duzentos e cinquenta homens, “ mas se Corá havia sido destruído porque Salum, um dos “ guardas das portas da tenda” é descrito como “ filho de Core, filho de Ebiasafe; filho de Corá “ conforme 1ª Crónicas 9:19.
Tal como podemos ver em Ezequiel 18:4
“ a alma que pecar ela é que morrerá “ como nos alegra saber quanto amorosa é a justiça de Jeová .
Não só os judeus foram beneficiados com os registos genealógicos mas também os cristãos do 1º século tais como Mateus e Lucas puderam recorrer a eles para provar claramente que Jesus Cristo era o “ filho de Davi “ e o Messias com direito legal.

Da mesma forma nos dias de hoje esses registos organizados podem ser do conhecimento de todos, para que desse modo possamos ser fortalecidos espiritualmente.

 

 


Miguel Roque

Liberdade Cristã editou às 23:48
link do post | comentar | favorito
|

Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


pesquisar

 

Artigos Recentes

Alessandro Gregorute desm...

Pela vida...

Lendo Coríntios...

Salmo 1

Feliz Natal

Foi por você...

Respeite a vida, um dom d...

- Se Deus estiver comigo,...

Sobre Liberdade Cristã

- Cuida do mais important...

Arquivos

Abril 2009

Dezembro 2008

Maio 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Junho 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Ao serviço de Deus


Caminho de fé
Liberdade Cristã (blog)
Liberdade Cristã (site)
Busca primeiro o Reino

Estou no...






Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

tags

todas as tags